terça-feira, 30 de outubro de 2012


Cultura e Ideologia
Cultura e Ideologia podem ser os conceitos mais amplos das ciências sociais com diferentes definições.
Os significados de Cultura
A cultura foi separada em três grupos pelo pensador Frances Fellix Guattari sendo, cultura valor é a que permite falar quem tem cultura e quem não tem, e também informar quem tem ou não cultura clássica, artística ou cientifica. A cultura alma coletiva ela afirma que todas as pessoas e povos têm cultura e faz parte de alguma identidade cultural. E a cultura mercadoria ela não comporta ela não comporta o julgamento de valor como nas duas anteriores e sim compreende a cultura como bens e equipamentos, como os cinemas, bibliotecas, livros, discos, etc. Que está para quem pode e quer comprar.
Dependendo do significado de cada uma, todas essas três concepções de cultura estão presente no nosso cotidiano. Elas trazem uma carga valorativa, dividindo cada um em seu grupo.
Cultura Segundo a Antropologia
O conceito de cultura com frequência é vinculado a Antropologia, como se fosse especifico dessa área.
Segundo o inglês Edward B Taylor, a cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte moral e direito, alem de costumes adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. E trata-se de uma definição muito ampla, na qual se procura expressar uma totalidade da vida.
Franz Boaz alemão desenvolveu a maior parte de seus trabalhos nos EUA e tinha uma visão particularista. Ele pesquisou as diferentes formas culturais e desenvolveu que as diferenças entre os grupos e a sociedade eram culturais e não biológicas.
Benedict estadunidense desenvolveu o conceito de padrão cultural, a prevalência de uma hemogenidade e coerência em cada cultura. 
Identificou dois tipos culturais extremos:
O Apolinico - representados por dois tipos confirmistas, tranquilos, solidários, respeitados e comedidos na expressão de seus sentimentos.
Dionisíaco – reunia os ambiciosos, agressivos, individualistas com tendência ao exagero efetivo.
De acordo com ela entre essas duas tipos culturais extremos haveria tipos intermediários que mesclariam características dos dois tipos.
Convivência com a diferença: o etnocentrismo
Cada grupo ou sociedade considera-se superior e olha com desprezo e desdém para as outras, tidos como diferentes. Para designar isso, o estadunidense William G. Summer criou em 1908 o termo etnocentrismo.
O etnocentrismo foi um dos responsáveis pela geração de intolerância e preconceito, cultural, étnico, político e religioso que assumem diferentes expressões. 
A Ideologia no Cotidiano
A expressão da ideologia na sociedade capitalista pressupõe a elaboração de um discurso homogêneo, pretensamente universal, que buscando identificar a realidade social com o que as classes dominantes.
Talvez a maior de todas as expressões  ideológicas que encontramos em nosso cotidiano seja a ideia de que o conhecimento cientifico é verdade inquestionável.
Mas o conhecimento cientifico quando analisado da perspectiva de um pensamento hemogenico ocidental, torna-se colonialista, pois o que é particular se universaliza e se transforma em um paradigma que nega outras formas de explicar e conhecer o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário